Acerca de

PROGRAMA ESTADUAL DE QUALIFICAÇÃO
Implementado em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT-SP), onde foram capacitados 200 jovens em telemarketing (200 horas) em Várzea Paulista, interior de São Paulo.
Objetivo:
O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 18 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.
O PEQ beneficia, de forma sintonizada, tanto o mercado de trabalho quanto as pessoas que procuram emprego. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos com maior demanda e atendem cidadãos que estão no auge da capacidade produtiva, têm grandes responsabilidades familiares e menos chance de voltarem para a escola.
O Município de Várzea Paulista está situado na Região de Jundiaí, e havia um déficit muito grande com profissionais qualificados, com a formação de profissionais de Telemarketing houve uma expansão na indústria local com estes profissionais que acabaram atendendo a demanda local e as cidades circunvizinhas.
Público Atendido:
Pessoas entre 18 a 59 anos e que não tenham concluído o ensino fundamental
Número de Atendidos:
200 alunos
Duração:
Quatro meses
Carga Horária:
200 horas, sendo 80 horas com habilidades gerais e 120 horas em habilidades especificas.
Curso ofertado:
Curso de operador telemarketing ativo e receptivo
Cronograma de execução:
Junho a outubro/2006
Pessoas Atendidas:
200
Pessoas Inseridas:
120 jovens foram absorvidos pelas empresas locais
Resultados obtidos:
A inclusão de 60% dos educandos atendeu claramente ao projeto básico uma vez que o mesmo deu oportunidades a muitos que não tinham nenhuma qualificação profissional, houve também um retorno as escolas muitos tentando terminar o ensino fundamental e médio.